Dr. Leonardo Muniz Cirurgia Plástica RJ
Cirurgia Plástica no Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca. Dr. Leonardo Sauerbronn Muniz Cirurgião Plástico no Rio de Janeiro RJ Clínica de Cirurgia Plástica no Rio de Janeiro RJ

Mastopexia

Mastopexia é a cirurgia de levantamento dos seios 

Também conhecida como lifting de mama, a mastopexia é uma cirurgia cujo objetivo é levantar e corrigir os seios, melhorando o aspecto flácido. A cirurgia é feita através da retirada do excesso de pele da parte inferior do seio. As aréolas mamárias são retiradas durante a cirurgia e também sofrem adaptação para que se ajustem a nova aparência do seio.

Este procedimento é recomendado para mulheres que se sentem desconfortáveis com o caimento das mamas, seja após a amamentação, em virtude de oscilação constante de peso ou pela própria idade. A cirurgia de mastopexia dura em torno de duas a três horas, sendo realizada obrigatoriamente em centro cirúrgico.

Por ser um lifting de mama, a mastopexia não prevê alteração no volume dos seios. Contudo, o procedimento pode ser combinado com uma mamoplastia de aumento ou de redução de acordo com o caso do paciente.

Existem três técnicas para a realização da cirurgia de mastopexia. A utilização de cada uma delas depende do grau de flacidez em que os seios da paciente se encontram. São elas:

- Periareolar: considerada minimamente invasiva, a mastopexia periareolar é indicada para levantar seios levemente caídos. Esta é a técnica mais utilizada quando a paciente deseja também modificar o volume dos seios através da mamoplastia de aumento com prótese de silicone. O procedimento deixa cicatriz apenas em torno da aréola.

- Pirulito ou vertical: um tipo maior de mastopexia que deixa uma cicatriz ao redor das aréolas e outra vertical, posicionada entre as dobras abaixo dos seios e as aréolas. Esta técnica é destinada a mulheres com flacidez intermediária.

- Âncora: considerada a mastopexia tradicional, é indicada para levantar os seios severamente caídos. É um procedimento bastante invasivo, em virtude da grande quantidade de pele. A cicatriz é a mesma da técnica anterior.

Entre os riscos que a cirurgia de mastopexia apresenta estão a perda da sensibilidade do mamilo, da aréola ou da pele. Especialmente na técnica âncora, devido à quantidade de pele extraída. A necessidade de realizar exatamente a mesma operação nas duas mamas, contribui para o risco de assimetria, caso a posição ou o volume ao final do período pós-operatório sejam diferentes.

Nos dias que se seguem à mastopexia, a paciente deve usar um curativo com ataduras por três dias junto ao sutiã especial recomendado pelo médico. É normal o aparecimento de edemas que recuam entre duas ou três semanas. A paciente pode voltar a rotina dentro de uma a três semanas, desde que não realiza grande esforço físico. Caso haja dores pós-operatórias, elas podem ser aliviadas com analgésicos comuns. A aparência definitiva fruto da mastopexia pode demorar alguns meses para aparecer.

Sites Relacionados

Confira abaixo alguns sites com informações sobre dermatologia e medicina em geral.

Localização

Av. das Américas, 3301, bloco 4, sala 301
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Fone: 55 (21) 4063-8333/2492-0053
E-mail: contato@clinicaleger.com.br

Conheça a Clínica Leger

Missão:

Promover saúde e beleza, através do bem estar integral, utilizando equipe multidisciplinar e práticas médicas atualizadas, adequadas às necessidades individuais de cada paciente.

Visão:

Ser reconhecida como uma clínica médica com equipe multidisciplinar referência em saúde e bem-estar.

Valores: 

Ética; Comprometimento;, Competência Profissional, Tratamento personalizado.